slide
slide
slide

Home > Varizes – problema estético ou de saúde?

Varizes – problema estético ou de saúde?

Varizes são veias dilatadas e tortuosas que se desenvolvem sob a superfície cutânea. Dependendo da fase em que se encontram, podem ser de pequeno, médio ou de grande calibre.

A palavra variz se origina do latim: varix que significa serpente.
As veias mais acometidas pela doença varicosa são as dos membros inferiores: nos pés, pernas e coxas.

Em um estudo recente acredita-se que no Brasil são mais de 20 milhões de pessoas com este problema. Dentre essas pessoas as mulheres são mais atingidas que os homens. Isso ocorre devido a progesterona que é um hormônio feminino que colabora com a dilatação da veia. Outros fatores hormonais como a gestação, menstruação e menopausa parecem ter relação com a maior facilidade de dilatação das veias. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular alguns pesquisadores relataram que as terapias de reposição hormonal e anticoncepcionais aumentam o risco de varizes.

Normalmente estes problemas aparecem por volta dos 30 anos de idade, porém outro fator que favorece as varizes é a predisposição genética, e por isso elas podem aparecer mais precocemente, por volta dos 20 anos de idade.

Sintomas

Varizes são veias doentes, que se tornam progressivamente dilatadas, alongadas e tortuosas. Dependendo da fase em que se encontram, podem ser de pequeno, médio ou de grande calibre. Na maioria das vezes a queixa principal é estética, mas o problema vai bem além deste quesito, pois as varizes provocam:

• Dores nas pernas
• Câimbras
• Queimação nas pernas e planta dos pés;
• Inchaço, especialmente nos tornozelos ao final do dia;
• Coceiras leves e constantes;
• Cansaço ou sensação de fadiga;
• Sensação de peso nas pernas;
• Presença de veias azuladas e muito visíveis abaixo da pele;
• Agrupamentos de finos vasos avermelhados;

Como surgem as varizes

Quando uma pessoa, seja homem ou mulher, fica muito tempo em pé ou sentada, o sangue vai para o pé com muita facilidade por ser impulsionado pelo coração e devido à gravidade. O sangue precisa retornar ao coração para manter o fluxo sanguíneo para nutrir todo organismo. Se este processo falha, o sangue não sobe e surgem as varizes.

Este problema pode ocorrer em duas situações. Em pessoas que possuem veias com válvulas e paredes normais o sangue aguarda a melhor oportunidade para subir, sem causar nenhuma alteração no processo de bombeamento nem nenhum tipo de desconforto. Agora em pessoas que as válvulas já estão doentes acontece, uma inversão no caminho, o sangue não sobe, e passa a ir de cima para baixo e da veia profunda para a superficial.

É exatamente esta inversão que provoca o aumento do volume sanguíneo dentro da veia superficial, ocorrendo o processo de dilatação e o aparecimento das varizes.

Quais são os tipos de varizes?

São basicamente três tipos de varizes

  • Veias Tronculares:São grossas, saltadas e bem visíveis na pele.
    O tratamento deve ser feito em ambiente hospitalar
  • Veias Reticulares:São visíveis mas não salientes, possuem coloração azulada ou esverdeada.O tratamento pode ser feito em ambiente hospitalar e em alguns casos mais simples e de baixo risco no próprio consultório.
  • Microvarizes:São pequenas ramificações, também chamadas de “vasinhos”.Este tratamento pode ser realizado no consultório somente após a avaliação de um médico especialista.

Tratamentos

No total também existem três tipos de tratamento. A mais conhecida é a Cirurgia de Varizes realizada em ambiente hospitalar e na maioria dos casos necessita de anestesia geral ou local. A recuperação pode variar de 1 a 3 dias dependendo do porte da cirurgia.

O segundo método também realizado em ambiente hospitalar é a Cirurgia de varizes a laser, método bastante recomendado para tratamento da veia safena, pois não é necessário removê-la, e também é o único tratamento que elimina as veias doentes com 98% de eficácia. Uma microfibra ótica é introduzida na veia doente, e o laser de iodo instalado na ponta contrai as paredes da veia obstruindo o fluxo daquela região.

O terceiro método é a escleroterapia, conhecida também como esclerose com espuma, este tratamento depende do calibre da veia doente. Essa técnica é usada para secar vasinhos (veias avermelhadas). Neste caso o médico especialista realiza o tratamento no próprio consultório.

Pós-Operatório

Varia de 2 à 15 dias, dependendo do porte da cirurgia. Não é necessário ficar deitado todo o tempo e nem é aconselhável. O paciente deve caminhar durante períodos curtos em solo plano, pode ir ao banheiro, tomar banho e fazer as refeições normalmente.

Deve-se utilizar meias elásticas de média compressão durante o dia no período em que o médico determinar. Geralmente em uma semana as atividades físicas podem ser liberadas, de acordo com avaliação médica.

Afinal: variz é um problema estético ou de saúde?

Somente um médico poderá responder a sua pergunta, mas se é algo que te incomoda, não hesite em consultar um angiologista para que este possa diagnosticá-la corretamente. Muitas pessoas acreditam que as varizes são um problema estético e que os planos de saúde não cobrem tais cirurgias. Porém, como você leu acima, muitas vezes o problema vai muito além da aparência e os planos de saúde cobrem este tipo de cirurgia sim, como é o caso do Hospital São Luiz.


Escrito por iplanos como açucar, contratar

Comentários:

Nenhum Comentário >>

Nenhum comentário ainda. Que tal deixar sua opinião?

Copyright © 2013 - IPlanos de Saúde. Todos os direitos reservados.